GDA recebeu e perdeu com o Grupo Desportivo Guiense

O Estádio Municipal de Alvaiázere foi, a 22 de abril, palco de mais um grande jogo entre velhos conhecidos do futebol distrital de Leira, ou seja o Grupo Desportivo de Alvaiázere e o Grupo Desportivo Guiense. Após uma primeira parte em que o GDA esteve melhor e uma segunda parte onde o GDG foi superior, saiu vencedor da partida o GDG por 1-2.

A equipa de Alvaiázere a jogar com André na baliza, três defesas (Palheira, Pedro Rafael e Hugo), um meio campo com Flávio, Poeta e Cotas numa primeira linha, Márito, Pernadas e Galinha numa segunda linha mais ofensiva e Rosa como homem mais avançado.

Começou forte o GDA com muita mobilidade e agressividade no ataque à bola dos homens do meio campo e logo aos 3 minutos Márito a falhar na cara do guarda-redes da Guia, o que poderia ter sido o primeiro golo após uma boa jogada e centro de Poeta. Estava dado o tónico para o golo da equipa de Alvaiázere que viria a acontecer aos 7 minutos após uma recarga de João Rosa a remate de Pernadas.

O GDA jogava bem, criava situações de golo mas á passagem do 12º minuto e na sequência de um livre, a turma da Guia chega ao empate através de um auto golo de Palheira que ao tentar o corte introduz a bola na baliza de André.

Injusto este golo para o Guiense, já que nada tinha feito para o merecer. Aos 15 minutos Márito surge isolado após uma excelente abertura de Galinha e falha escandalosamente o golo ao ser displicente perante Tiago. Aos 20 minutos é Galinha que chega ligeiramente atrasado a um bom centro de Flávio, para logo de seguida Márito aparecer novamente isolado mas desta feita em fora de jogo que me deixa dúvidas, mas no qual dou o benefício ao arbitro auxiliar que me parecia bem colocado.

Aos 32 minutos mais uma boa jogada de entendimento entre Galinha e João Rosa, mas a não ter resultado prático.

Resultadoo magro para o Alvaiázere pelo que fez na primeira parte perante uma Guia que não fez por merecer o golo.

Na segunda parte e agora a favor do vento a Guia equilibrou mais o jogo e aos 52 minutos a chegar ao golo da vitória após um livre à "Camacho" com a defesa do GDA a ver jogar e a reviravolta do marcador a chegar. De salientar que a falta que dá origem ao golo é precedida de mão clara de um jogador da Guia que passou em branco ao árbitro da partida. O GDA não conseguia manter o ritmo de jogo da primeira parte e a Guia a mostrar porque é segundo classificado do campeonato, com um futebol maduro, com boa circulação e posse de bola.

Aos 20 minutos Renato mexe na equipa e faz entrar Pina para o lugar de Galinha que enquanto esteve em campo efetuou uma excelente partida. A alteração dá novo alento ao GDA mas na hora de rematar à baliza os Alvaiazerenses a perdoarem em demasia. Aos 35 minutos entra Ramalhal para o lugar de Cotas, mas a Guia desta feita mostrava-se senhor e dono do jogo podendo até dilatar o marcador já na parte final do encontro onde jogava com mais uma unidade após expulsão (algo exagerada) de Poeta.

Resultado injusto na minha opinião pois pelo que fez especialmente na primeira parte o GDA não merecia sair derrotado desta partida. Arbitragem regular de João Mendes que errou ao não assinalar a falta que dá origem ao 2º golo e algo rigoroso da expulsão de Poeta.

randomness