Na humildade é que está o ganho

Na jornada inaugural do campeonato da divisão de Honra de Leiria, a equipa de Alvaiázere bateu a congénere de Pataias por 1-0, começando da melhor forma a época 2012/2013.

Num jogo nem sempre bem jogado mas muito disputado, valeu a atitude humilde e raçuda dos pupilos de Rui Palheira, que perante um adversário com mais-valias técnicas e físicas, souberam aproveitar da melhor forma a única ocasião de golo que surgiu durante a partida.

O GDA a surgir com um esquema tático de 4x1x2x3 com Prioste na baliza, um quarteto defensivo composto por Cafono na direita, Tó e Pedro Simões no eixo, Gonçalo na esquerda, Poeta como unidade mais recuada do meio campo, Pernadas e Diogo como interiores e na frente de ataque Pinilha e Renato nas alas com Russo no meio.

Os primeiros 20 minutos foram típicos de jogos de inicio de época com as equipas a arriscarem pouco e a estudarem-se mutuamente, com muita disputa a meio campo, mas com algum ascendente da equipa de Pataias que viu uma bola no ferro da baliza de Prioste após corte defeituoso de Gonçalo. Mas aos 25 minutos o GDA aproveitou da melhor forma uma bola parada e fez o único golo da partida, através de Russo que cabeceia após desvio de Renato.

Até ao final da primeira parte foi a equipa de Pataias que pressionou o último reduto alvaiazerense, mas a excelente exibição de Prioste e o acerto defensivo do GDA iam dando conta do recado, deixando inviolada a baliza da equipa da casa.

O segundo tempo foi em tudo idêntico ao primeiro, com o GDA a defender bem as ofensivas da equipa de Pataias, nunca deixando de espreitar o contra ataque sempre que era possível e a equipa de arbitragem deixava, já que assinalou mal dois fora de jogo ao ataque alvaiazerense, inviabilizando assim jogadas que poderiam dilatar o marcador.

Rui Palheira ia refrescando a equipa fazendo entrar Nuno Correira (17 min), Galinha (28 min) e Toni (39 min) para os lugares de Gonçalo, Renato e Diogo, dando assim mais alma ao meio campo e frescura no ataque do GDA.

Vitória feliz da equipa de Alvaiázere que se bateu com galhardia e humildade, armas que lhe valeram os preciosos três pontos.

Quanto à equipa de arbitragem, não teve influência no resultado o que é sempre de registar.

randomness